Características

Características do FlightGear

 

Liberdade

FlightGear é um projeto de código fonte aberto. Isto significa que, contanto que cumpra os termos da licença GPL, você pode fazer o download e copiar o FlightGear livremente. Em qualquer caso, você pode ter acesso fácil e livre ao mais recente código fonte em desenvolvimento. Sendo um projeto de código fonte aberto, nós temos feito com que os formatos de nossos arquivos sejam abertos e facilmente acessíveis. Utilizamos formatos padrão de modelos 3D e grande parte da configuração do simulador é controlada por arquivos ASCII baseado em XML. Criar extensões adicionais para o FlightGear (ou modificar diretamente o código fonte do FlightGear) é direto e não requer uma grande quantia de engenharia reversa. Isto faz do FlightGear uma opção atraente para uso em projetos privados, comerciais, de pesquisa, ou projetos de passatempo.

FlightGear é executado em plataformas Windows, Linux, Mac OS-X, FreeBSD, Solaris, e IRIX, permitindo ao usuário utilizar a plataforma de sua preferência.

Modelos de Dinâmica de Voo

Com o FlightGear é possível escolher entre três Modelos de Dinâmica de Voo primários. É possível acrescentar novos modelos de dinâmica ou até mesmo conectar a modelos de dinâmica de vôo “proprietários” externos:

    1. JSBSim: JSBSim é um modelo de dinâmica de vôo genérico e 6DoF para a simulação do movimento de veículos de vôo. É escrito em C++. JSBSim pode ser executado de modo independente para execuções em batch, ou pode ser o controlador para um programa de simulação maior que inclua subsistemas visuais (como o FlightGear.) Em ambos os casos, a aeronave é modelada em um arquivo de configuração XML, onde as propriedades de massa, aerodinâmica e controle de vôo são todas definidas.
    1. YASim: Este MDV é uma parte integrante do FlightGear e emprega um modo diferente do JSBSim simulando o efeito da corrente de ar nas diferentes partes de uma aeronave. A vantagem deste modo é que é possível executar a simulação baseado na informação de geometria e massa combinadas com os dados mais comuns de desempenho disponíveis para um avião. Isto permite construir rapidamente um avião com um comportamento plausível que coincida com os dados de funcionamento publicados sem a necessidade de realizar todos os testes de dados aerodinâmicos tradicionais.
  1. UIUC: Este MDV é baseado no LaRCsim originalmente escrito pela NASA. UIUC estende o código permitindo preferivelmente arquivos de configuração do avião e adicionando código para a simulação do avião sob condições congelantes.UIUC (como o JSBSim) usa tabelas para recuperar os coeficientes de momento e força aerodinâmica para um avião… e então usa estes coeficientes para calcular a soma das forças e momentos que atuam sobre a aeronave.

Banco de Dados de Cenários Mundiais Extenso e Preciso

  • Mais de 20,000 aeroportos reais de todo o mundo incluídos no conjunto de cenários completo.
  • Pista, sinalizações, marcações de pista e iluminação de aproximação corretas.
  • Pistas de taxiamento disponíveis para muitos aeroportos maiores (inclusive até mesmo as luzes de linha de centro verdes quando necessário.)
  • Inclinação das pistas (pistas mudam a inclinação tal como ocorre na vida real.)
  • Iluminação direcional do aeroporto que muda suavemente de intensidade conforme muda a direção de sua visão relativa.
  • Cenário mundial ocupa 3 DVD’s. (Não estou certo se é uma característica ou um problema!) Mas significa que nós temos uma cobertura bem detalhada do mundo inteiro.
  • Terreno preciso de todo o mundo, baseado na publicação mais recente dos dados de terreno SRTM. 3 arcos por segundo de resolução (aproximadamente 90m de espaço fixo ) para a América do Norte e do Sul, a Europa, a Ásia, a África, e a Austrália.
  • O cenário inclui todos os lagos, rios, estradas, vias férreas, cidades, povoados, terrenos etc do vmap0.
  • Excelente iluminação do cenário noturno com iluminação concentrada nas áreas urbanas (baseado em mapas reais) e luzes visíveis nas rodovias principais. Isto permite um vôo noturno VFR realístico com a possibilidade de reconhecer cidades e povoados e seguir estradas.
  • As porções de cenário se paginam (carregam/descarregam) num processo independente para minimizar a taxa de frames quando é necesssário carregar novas áreas.

 

Modelo de Céu Preciso e Detalhado

FlightGear implementa uma simulação extremamente precisa de horário, com localizações corretas do sol, lua, estrelas, e planetas para data e hora especificados. FlightGear pode extrair a hora atual do relógio do computador para colocar corretamente o sol, a lua, as estrelas etc no lugar atual e correto delas em relação à terra. Se está amanhecendo agora mesmo em Sydney, também está amanhecendo agora mesmo quando você estiver em Sydney virtual. O sol, a lua, as estrelas e os planetas todos seguem suas órbitas corretas no céu. Esta simulação também leva em conta os efeitos sazonais corretamente, assim você tem dias de 24 hora ao norte do círculo polar ártico no verão, etc. Nós também iluminamos a posição correta da lua de acordo com a correta posição do sol para conseguir a fase exata da lua para a hora/data atual, como na vida real.

Sistema de Modelamento de Aviões Aberto e Flexível

FlightGear tem a capacidade de simular uma ampla variedade de aviões. Atualmente você pode voar com o 1903 Wright Flyer, um estranho “ornitóptero” de asas agitadas, um 747 e um A320, vários jatos militares, e vários outros aviões rápidos. FlightGear permite simular esses aviões e quase qualquer coisa entre eles.

FlightGear possui uma animação instrumental extremamente fluida e suave que se atualiza à mesma taxa que a sua visão de fora da janela se atualiza (i.e. tão rápido quanto seu computador pode processar, e não limitado artificialmente como em algum simuladores.)

FlightGear tem uma infra-estrutura que permite aos designers de avião construir cabines de piloto 3D totalmente animadas, totalmente operacionais e totalmente interativas (que até mesmo atualizam e exibem corretamente a visão externa de um avião de caça.)

FlightGear simula de uma forma realística o comportamento dos instrumento no mundo real. Instrumentos que se atrasam na vida real, também se atrasam corretamente no FlightGear, o movimento do giroscópio está simulado corretamente, a bússola magnética está sujeito as forças do corpo do avião — todas essas coisas que fazem com que um vôo no mundo real seja um desafio.

FlightGear também reproduz com precisão as falhas de muitos sistemas e instrumentos. Se o sistema de pressão falha, os giroscópios HSI giram abaixo lentamente com uma degradação de resposta assim como há também um incremento lento da propensão/erro.

 

Requerimentos de Hardware Moderados

A intenção do FlightGear é ser agradável, mas não às custas de outros aspectos de um simulador realístico. Nosso foco não está em competir no mercado de “jogos” e nem nos muitos chamativos truques gráficos.

O resultado é um simulador com exigências de hardware moderadas que funciona a uma suave taxa de frames. Você pode ser razoavelmente feliz com uma máquina de uns 1000 a 2000 reais (possivelmente até menos se tiver cuidado) e não necessariamente precisa gastar 6000 reias, valor de um hardware novo como acontece com a maioria dos jogos mais novos.

Quer dizer, quanto melhor o hardware que você utiliza com o FlightGear, melhores serão os gráficos e o funcionamento, assim não se sinta como se tivesse que jogar fora seu hardware novo tão caro, se você acaba de comprá-lo. 🙂

Propriedades Internas EXPOSTAS!

FlightGear permite aos usuários e designers de avião acesso a um grande número de variáveis de estado internas por meio de numerosos mecanismos de acesso internos e externos. Essas variáveis de estado estão organizadas em uma conveniente árvore de “propriedades” hierárquica.

Usando a árvore de propriedades é possível monitorar praticamente qualquer variável de estado interna no FlightGear. É possível controlar o FlightGear remotamente a partir de um script externo. Você pode criar animações de modelo, efeitos sonoros, animações de instrumentos e protocolos de rede para quase qualquer situação imaginável, editando um pequeno número de arquivos de configuração legíveis a seres humanos. Este é um sistema poderoso que faz o FlightGear imensamente flexível, configurável, e adaptável.

Opções de Rede

Várias opções de rede permitem ao FlightGear se comunicar com outras instâncias do FlightGear, com receptores de GPS, módulos de dinâmica de vôo externos, pilotos automáticos externos ou módulos de controle, como também com outros softwares como o projeto Open Glass Cockpit e o utilitário de cartografia Atlas.

Uma opção de entrada/saída genérica permite ao usuário definir o protocolo de saída para um arquivo, porta serial ou cliente de rede.

FlightGear dispõe de um protocolo de multi jogador para ser usado em uma rede local com um ambiente de multi aviões, por exemplo praticar vôo em formação ou para fins de simulação de torre.

As poderosas opções de rede tornam possível sincronizar vários instâncias do FlightGear permitindo uma exibição em multi-monitores, ou até mesmo um ambiente de caverna. Se todas as instâncias estiverem executando constantemente à mesma taxa de frames, é possível conseguir uma sincronização extremamente boa e ajustada entre os monitores.

Múltiplos Monitores

FlightGear tem suporte embutido para a condução de múltiplos monitores de uma única instância do aplicativo. Além disso FlightGear tem um protocolo de rede nativa que pode ser usado para conduzir vários monitores em vários computadores a partir de um único computador mestre. Existem outras várias opções de visualização, tais a Matrox Triplo Head 2 Go. No caso do MTH2G, FlightGear pode criar três câmeras em uma única janela e ajustar para ver os parâmetros para cada câmera para dar conta da separação do mundo real entre seus monitores.

 

 

2 comentários sobre “Características
  1. Mauro Melo disse:

    Solicito contato com os revendedores do flightgear no Brasil para outras informações técnicas, material de treinamento e compra.

  2. Leonardo Zanoni disse:

    Ótimo. Parabéns à todos os envolvidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*