Download de Cenários do FlightGear

Cenário Mundial do FlightGear – v1.0.1 e v2.0.1

Os cenários do FlightGear estão disponíveis para o mundo inteiro. Há duas versões disponíveis:

  • v1.0.1 é uma compilação de cenário mundial mais antiga. Você pode pensar nela como “SD” ou resolução padrão. O mundo inteiro tem cerca de 12Gb compactado e cabe em um conjunto de 3-DVDs. Em alguns lugares, esse cenário é conhecido como “versão 2.12”, que correspondia à versão do FlightGear no momento que este cenário foi gerado. Algumas pessoas preferem esta versão do cenário porque é mais simples e permite que o FlightGear seja executado a taxas de quadro mais rápidas em computadores com hardware de menor capacidade.
  • v2.0.1 é uma compilação mais recente do cenário mundial com base em informações de origem atualizada e mais detalhada. Pense nisso como “HD” ou alta resolução. Ele tem detalhes maravilhosos da região europeia, e ótimos detalhes dos EUA. Ele tem cerca de 86Gb compactado e se cabe em 4-Blurays + 1-DVD.

Informação Importante

  • Se você tem uma conexão de internet lenta ou cara ou prefere mídias físicas, por favor considere pedir o FlightGear em DVD. Junto com o DVD básico, você pode adquirir o mundo inteiro em um jogo de 3 DVD’s, conforme abaixo.

Adquirindo o Cenário Mundial do FlightGear

  • v1.0.1 “SD” via interface gráfica – Clique numa seção 10×10 para fazer o download do cenário correspondente.
  • v2.0.1 “HD” via interface gráfica – Clique numa seção 10×10 para fazer o download do cenário correspondente.
  • v2.01 via Terrasync: Terrasync é um serviço que baixa automaticamente o cenário do local onde você está voando no momento. Esta é uma ótima maneira de se manter atualizado, mas requer uma conexão de internet ativa e pode provocar um pouco de uso de banda.

Escolha uma das opções acima para baixar manualmente seções do cenário do mundo. Você pode fazer o download de cenários do mundo inteiro em seções de 10×10 graus. Os arquivos são nomeados de acordo com as coordenadas do canto mais baixo a esquerda. Se você mover o cursor do mouse sobre um quadrado na imagem, seu navegado deve exibir o nome da seção correspondente.

Intruções de Instalação de Novos Cenários

Usando o Instalador de Cenários:

  • Abra o instalador de cenários do FlightGear. Clique em: Menu Iniciar > FlightGear v2.12.0 > Tools > Install & Uninstall Scenery
  • Clique no botão Select Scenery Source… e selecione a pasta onde estão os cenários que você baixou.
  • Serão exibidos logo abaixo todos os arquivos de cenários disponíveis. Se houver mais de um, marque a caixa de seleção daqueles que deseja instalar.
  • Clique no botão Install Selected Files. Aguarde um pouco enquanto os cenários são instalados.
  • Execute o FlightGear, e na tela de seleção de aeroportos, clique no botão Recarregar (Refresh). Deve aparecer todos os aeroportos do novo cenário instalado.
  • OBS: Para remover cenários, basta selecioná-los e clicar no botão Remove Selected Files.

Instalar Cenários Manualmente:

  • Faça o download do utilitário WinRar (www.rarlab.com/) ou outro utilitário que faça a descompactação de arquivos .tgz.
  • Abra os arquivos de cenários que você deseja instalar, que estão no formato .tgz, e descompacte para a pasta C:\Arquivos de programas\FlightGear\scenery
  • Execute o FlightGear, e na tela de seleção de aeroportos, clique no botão Recarregar (Refresh). Deve aparecer todos os aeroportos do novo cenário instalado.

Terrasync

Há um utilitário disponível (como parte do do FlightGear) chamado “terrasync”. Este utilitário roda em background num processo separado, monitorando sua posição, e faz o download (ou atualiza) “sob demanda” o melhor e mais recente cenário do servidor de cenários. Veja como executar o terrasync.

6 respostas para “Download de Cenários do FlightGear”

  1. instalei os cenários, segui vários tutoriais, dei refresh e nada dos cenários que instalei aparecerem no programa. Preciso de ajuda.

  2. Alguém sabe me dizer qual e o código de w40s….. isso e só um exemplo, quero saber esse mesmo estilo de código do aeroporto de Honolulu PHNL, Cairo HECA, Paris LFPH, e Madrid LEMD, pois esta interface gráfica não está certa…. Helpppp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *